segunda-feira, dezembro 03, 2007

Último piano de Chopin é encontrado em casa inglesa


O piano de cauda tocado pelo compositor polonês Frederic Chopin em sua última turnê de concertos, em 1848, foi encontrado em uma casa de campo inglesa, nesta quarta-feira(21).

O instrumento, fabricado em Paris por Camille Pleyel, foi comprado de um negociante por 2.000 libras (4.000 dólares) por Alec Cobbe em 1988.
O colecionador britânico sabia que o piano era do tipo usado por Chopin, mas não tinha idéia que o instrumento comprado era o mesmo tocado pelo famoso compositor até o pesquisador Jean-Jacques Eigeldinger vasculhar os registros de Pleyel e encontrar o número de série do instrumento.
"Foi uma grande surpresa, fiquei assombrado", disse Cobbe.
"Os pianos Pleyel são muito raros na Inglaterra. Eu passei 15 anos procurando um, comprei o primeiro que tive a oportunidade de encontrar e este acabou se revelando algo fora de série!", acrescentou.
O piano agora pertence à Coleção Cobbe da propriedade Hatchlands, administrada pelo National Trust, sudoeste de Londres.
Nascido em 1810, Chopin se mudou para Paris em 1831, mas trocou a cidade-luz por Londres em 1848.
Na mudança, ele levou consigo o piano Pleyel, fabricado dois anos antes e que ele próprio havia escolhido.
Chopin compunha, praticava e se apresentava com o instrumento e tocou nele naquela que se tornou sua última turnê de concertos, antes de sucumbir à tuberculose.
O piano está em exposição na mansão do século XVIII de Hatchlands Park como parte da Coleção National Trust, que ostenta a maior coleção do mundo de instrumentos de teclado relacionados ao compositor polonês.
A coleção poderá ser visitada pelo público a partir de 1º de abril e Cobbe tocará o piano de Chopin em 19 de abril.
Fonte: Correio Web Brasiliense / Notícias / France Press e The Time

Nenhum comentário: