quinta-feira, agosto 07, 2008

Palafita nos Gts

GT Distribuição
GT Agência de Bandas
Nota da edição



Na programação dessa quarta, os dois GTs referidos foram realizados na mesma sala. O fato se deu por causa da não chegada de João Lucas, da Fósforo Cultural(GO), responsável pela mediação do GT de distribuição. Confira abaixo a cobertura feita por Dríade Aguiar (Volume Comunicação) e Luciano Ribeiro (Movimento Panamby).

No GT Agência de bandas (Produção e sustentabilidade artística), o palestrante Talles Lopes (Goma-MG) mostrou que para romper os antigos padrões das bandas é necessário, entre outras coisas, inovação nas composições. Mostrou também que, para uma banda ser bem sucedida é preciso acreditar no processo de gestão independente adquirindo autonomia nas finalizações de seus projetos e ter independência nas decisões. Outros temas foram abordados, tais como: Sustentabilidade das bandas, projetos paralelos, trabalhos além das “correrias” do antes show, como escolher e capacitar os roadies, como deve agir um produtor, como interagir com os jornalistas. Para que um planejamento seja realmente interessante, é necessário seguir passo a passo cada etapa, a banda precisa consolidar sua base tendo confiança em si mesma e a cada dia ir construindo a sua história e logo terá um ótimo plano de carreira.
Grupo de Trabalho discute a Circulação no Circuito Fora do Eixo
Goma, Rádio USFSCAR, Casas Associadas e Catraia participam das discussões.
Por Fernanda Quevedo | CUFA MT



Dentre as discussões no Congresso fora do Eixo, está a distribuição de selos, e bandas, no Circuito Fora do Eixo. Pablo Capilé, facilitador do GT, fez uma contextualização de como esse processo tem acontecido, ou seja, de como as bandas integradas ao circuito têm circulado, e como estão sendo remuneradas via card.

A idéia, segundo Pablo, é focar nas distribuições locais para visualizar de que forma esse processo vai ser. Outra idéia é que seja feito um mapeamento das produções e metodologias de trabalho dos coletivos quanto à circulação de suas bandas, para que uma sistematização seja discutida e implementada.

Claudão Pilla, presidente das Casas Associadas, ressaltou a necessidade de um intercâmbio entre as casas, para que haja uma política de fomento pautada na perspectiva de sustentabilidade no Programa Fora do Eixo de Música Independente.

Thays França, do Coletivo Catraia, participou do GT de circulação e disse que hoje foi um momento para que as idéias fossem “jogadas” e nas discussões de amanhã, e nos outros dias do congresso, elas poderão ser materializadas em propostas de ação para o Programa Fora do Eixo de Música Independente.

Além do Catraia e das Casas Associadas, participaram ainda representantes do Goma (MG) e da rádio UFSCAR (SP). Todos saíram com o compromisso de amadurecer as idéias para que no GT de amanhã as propostas possam ser sistematizadas.


Nenhum comentário: