domingo, agosto 17, 2008

Relatório - Coletivo Palafita - Congresso Fora do Eixo

- A ATUAÇÃO DO COLETIVO PALAFITA NO I CONGRESSO FORA-DO-EIXO DE MÚSICA INDEPENDENTE
Aconteceu de 05 a 10 de agosto de 2008, em Cuiabá-MT, o I Congresso Fora do Eixo, com o intuito de debater o PROGRAMA FORA DO EIXO DE MÚSICA INDEPENDENTE 2008, do qual o Amapá integra, através do Coletivo Palafita. As discussões referentes ao Congresso circundaram por temas diversos como distribuição (selos e distribuidoras), Economia Solidária (Moedas Complementares), Comunicação (Mídias Independentes), Circulação e intercâmbio Cultural (festivais, casas de shows, feiras), Agência de bandas (Produção e sustentabilidade artística) e contou com nomes de referencia internacional como palestrantes nos Grupos de Trabalho, tais quais: Paul Singer (Secretário Nacional de Economia Solidária), Eduardo Ramos (Slag Record’s – Maior selo musical do país), Fabrício Nobre (Associação Brasileira de Festivais Independentes – ABRAFIN), Aluizer Malab (Eletrônica Produtora – MG), Daniel Zen ( Secretário Estadual de Cultura do Acre), entre outros.
Em sua primeira realização, o Congresso Fora do Eixo já contabilizou representantes de mais de 15 estados brasileiros. Definitivamente, um momento ímpar da nova música brasileira. O Amapá pode se orgulhar de poder contribuir com a difusão da cultura brasileira, representado pelo Coletivo Palafita, com o apoio do SEBRAE-AP.
O Amapá teve participação em todos os GT’s compostos durante o evento, sendo eles:
1. FORA DO EIXO DISCOS – DISTRIBUIÇÃO: discutiu sobre a distribuição de bandas e produtos alternativos de maneira independente focando na descentralização das atividades. A perspectiva é traçar um histórico de como as distribuidoras independentes vem trabalhando hoje no Brasil para que possamos desconstruir as dificuldades e propor alternativas ao Circuito fora do Eixo. Para que se atinja a descentralização, é necessário o mapemaneto dos núcleos independentes integrados ao Circuito com vistas à visualização de logística e gerenciamento das atividades.
Coordenador: João Lucas - Fósforo Records
Atividade do Coletivo Palafita no Amapá:
a) Mapear a cena local (Coletivos, pontos de venda)
b) Articular mais nos Congressos e Festivais.
c) Incentivar a compra.
d) Mapear fonogramas que já existem e gravar as bandas que estão prontas.
e) Releases locais
f) Criação do “Caminho das pedras” no Portal Fora do Eixo (banco de dados gerais e específicos de cada cena).
g) Fomentar a cena local pra depois sair pra nacional.
h) Criação de pontos regionais fixos de distribuição: Troca de mídias das cenas locais para a venda em Festivais.

Prazo de Execução: De agosto a dezembro de 2008.

2. GT ECONOMIA SOLIDÁRIA - MOEDAS COMPLEMENTARES: discussão sobre o histórico e conceito de moedas complementares mundiais com foco naquelas em que mais se assemelham ao conceito do circuito fora do eixo. Não podemos cair no erro de englobar todo e qualquer tipo de "moeda complementar" descrito por informações que temos, como por exemplo, o cartão da TAM que oferece pontuações / milhagens a cada compra. Com isso, o consumidor acumula um total de pontos que lhe rende novas passagens, sem o desembolso. Essa prática nada mais é que o aumento do custo na própria passagem gasta para que o consumidor tenha a impressão de estar "ganhando" uma outra sem desembolsar. É pertinente analisar que como exemplo do Cubo Card (moeda própria dentro do conceito do circuito) a idéia não se consiste no "doar" e menos ainda em "acumular". O conceito da moeda é ter uma alternativa à garantir empreendimentos e sobrevivência além do intermediário "dinheiro em espécie" da relação trabalho e sobrevivência. Além da discussão acerca de diversos tipos de exemplos mais tangíveis à nossa realidade sobre moedas complementares como o Banco de Palma (sucesso de caso) e o próprio Cubo Card, deve ser dialogado entre as entidades participantes do GT, um modelo de ficha mapeamento sobre os serviços e produtos que cada entidade pode disponibilizar para o sistema de crédito, além da tecnologia que pode ser utilizada por cada entidade sobre suas moedas complementares. O projeto do Cubo Card foi disponibilizado para avaliação e referência.
Coordenador: Lenissa Lenza
Atividade do Coletivo no Amapá: A discussão continua on-line, aos sábados, 16h.
Prazo de Execução: Permanente

3. GT COMUNICAÇÃO - MÍDIAS INDEPENDENTES: Este GT buscou apresentar e promover a troca de métodos de trabalho implementados por centros de mídias independentes / grupos de comunicação de coletivos integrados ao Circuito Fora do Eixo, bem como debater políticas públicas de desenvolvimento do setor. A proposta é estabelecer políticas de desenvolvimento da cadeia produtiva da comunicação, numa perspectiva associativista, bem como estratégias de fortalecimento da rede de comunicação que vem se formando no Circuito Fora do Eixo.
Coordenador: Marielle Ramires
Atividade do Coletivo Palafita no Amapá: Produzir material midiatico sobre as manifestações artísticas no Amapá, articular os profissionais já operantes deste meio na região e divulgar seus trabalhos no Portal fora-do-eixo.
Prazo de Execução: Permanente

4. GT CIRCULAÇÃO E INTERCÂMBIO CULTURAL: discussão acerca das diversas produções culturais independentes que possibilite o fomento de novos coletivos e artistas culturais autorais, bem como a criação de diversas redes conectadas ao Circuito através do intercâmbio e intersecção dos segmentos culturais. Partindo do princípio de que as produções alternativas vem crescendo imensamente no Brasil, o Circuito Fora do Eixo deve ser suporte para que haja a conexão entre o mesmo e essas atividades, além de incitar a qualificação e conceituação das mesmas.
Coordenador: Pablo Capilé
Atividade do Coletivo Palafita no Amapá: Mapear as cenas locais (Bandas, Casas de show, rede de Hotéis, transporte interno, Radio, TV, parceiros, blogs, revistas, jornais impressos, selos, studios, produtores culturais e etc.).
Prazo de Execução: De agosto a dezembro de 2008.
5. GT AGÊNCIA DE BANDAS FORA DO EIXO: discussão sobre a organização, produção e distribuição de bandas independentes do Circuito Fora do Eixo. A idéia é a criação de uma agência que prime pela qualificação, fomento, organização política e social e os pilares de circulação e distribuição das bandas integradas ao Circuito Fora do Eixo.
Coordenador: Talles Lopes - Goma cultura
Atividade do Coletivo Palafita no Amapá: Criação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BANDAS INDEPENDENTES.
Prazo de Execução: Até o II Congresso Fora-do-eixo, em setembro de 2009.
Na Plenária Final, foram ratificadas as deliberações dos GT’s como: Criação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BANDAS INDEPENDENTES; Mapeamento das cenas locais (Bandas, Casas de show, rede de Hotéis, transporte interno, Radio, TV, parceiros, blogs, revistas, jornais impressos, selos, studios, produtores culturais e etc.); Fomento do PORTAL FORA DO EIXO com produções dos Coletivos; Discussão permanente com reuniões on-line sobre Economia Solidária; além de ter sido oficializado o II Congresso Fora-do-eixo, em setembro de 2009, no Acre, Festival Varadouro. A intervenção do Amapá na plenária discorreu sobre as dificuldades em articular parceiros na cena local, a necessidade de promover espaços a fim de se criar público para as produções autorais do estado. Entretanto, foi ressaltado os investimentos e os apoios concedidos pelo SEBRAE-AP, no sentido de gerar importantes eventos culturais, os cursos relacionados ao viezes que permeiam as expectativas de jovens empreendedores e o incentivo cedidos ao agentes culturais quando do convite a participações em feiras de música, congressos e fóruns de discussão em outros estados.

CONCLUSÃO
A idéia do Coletivo Palafita é criar um circuito embrionário de apresentações, mobilizar os músicos locais e criar pontos de encontro de artistas emergentes de outros segmentos como literatura e audio-visual.
Além de se preocupar com a difusão, o fomento às produções autorais e com a auto-gestão, o Coletivo Palafita se preocupa com a formação político-cultural e em promover intercâmbio com a cena alternativa regional e nacional, com perspectivas de trazer ao Estado bandas de outras cidades e fazer circular bandas do Amapá junto a outros agentes culturais, como produtores, técnicos e jornalistas em outras unidades da federação.
Isso significa, antes de tudo, que os jovens amapaenses poderão trocar tecnologias, serviços e produtos com os jovens empreendedores de outras regiões e que também estão no Circuito Fora do Eixo. A banda Stereovitrola, por exemplo, foi considerado o Melhor Ep das bandas independentes brasileiras que lançaram discos on-line no ano de 2006, segundo a revista especializada Senhor F de Brasília. Os meninos da Stereovitrola também foram convidados para tocar no Grito Rock em Cuiabá e foram escalados para a programação oficial, embora não tenham conseguido passagens aéreas para o deslocamento até lá.
Pelo trabalho de produção de conteúdo do Coletivo Palafita, outras bandas foram apresentadas para o Circuito Fora do Eixo e esperamos que em breve elas também possam circular divulgando seus trabalhos. Neste sentido, podemos comemorar o alcance conquistado.

Nenhum comentário: